Assessoramento

A Obra Kolping Estadual de SP é a Instância do movimento Kolping, responsável por assessorar as Comunidades Kolping no Estado. Seu objetivo é assessorar as atividades realizadas nas Comunidades Kolping (CKs), auxiliando nas áreas jurídica, administrativa, financeira, contábil, acompanhamento dos projetos, formações, reuniões, encontros, assembleias e eventos, buscando a melhoria contínua destas CKs fortalecendo o cumprimento de nossa Missão e identidade de nosso Carisma. Este assessoramento é realizado através de visitas técnicas, reuniões e encontros de capacitação e formação, além da mobilização de Romarias, desenvolvimento da espiritualidade e todos os aspectos do movimento Kolping no Estado de São Paulo, criando novas oportunidades no sentido de qualificar os trabalhos desenvolvidos nas CKs.

Projeto Gol

Método Profiling

• Economia no custo e tempo do RH das empresas;
  • Otimiza investimentos com treinamento deste Jovem;
  • Diminui a evasão dos jovens;
  • Evita a contratação equivocada;
  • Aumento do comprometimento, desempenho e motivação dos jovens;
  • Formação de banco de talentos adequado;
  • Maior retorno financeiro do investimento nos programas de aprendizagem;
  • Maior efetivação dos jovens após o programa de aprendizagem.

O Projeto Gol, pioneiro no Brasil, utiliza o “Profiling”, metodologia alemã que consiste em aplicar no Recrutamento e Seleção; dinâmicas, testes teóricos e práticos, simulação real de trabalho e avaliações que identificam suas competências profissionais, ou seja, é uma ferramenta de Mapeamento de Perfil Profissional que busca identificar competências para que os jovens atuem na área profissional a qual apresentam maior aptidão.

Este projeto atua em uma das etapas do processo seletivo nas empresas em seus programas de aprendizagem e estágios, trazendo uma enorme melhoria no resultado final deste processo. Os indicadores de resultados das empresas parceiras são extraordinários e provam a excelência deste projeto. Esse processo proporciona a empresa ter o jovem certo no cargo certo, pois assim o mesmo tem mais motivação e produtividade. Utilizando essa metodologia a empresa tem em suas mãos uma valiosa ferramenta que propicia uma maior retenção no quadro de funcionários, além de economizar tempo e dinheiro na seleção de candidatos, pois é possível notar a adequação do jovem ao cargo no momento da seleção.

Nosso principal público são os jovens em situação de vulnerabilidade social, deficientes ou não. Sabe-se que o jovem que se encontra em situação de vulnerabilidade não tem oportunidade de conseguir um emprego em empresas de grande porte com desenvolvimento profissional, pois estes são desclassificados nas provas de português, matemática e conhecimento gerais, uma vez que sua vulnerabilidade está amplamente associada ao baixo nível de aprendizado e escolaridade, no entanto, este jovens, assim como todos, nasceram com seus talentos e habilidades que precisam ser descobertos e despertados. Utilizando nossa metodologia o jovem terá a oportunidade de mostrar suas competências profissionais, e os candidatos com melhor perfil profissional de acordo com a vaga na empresa são direcionados para entrevista final na empresa. As experiencias do Projeto Gol mostram que jovens carentes, muitas vezes, são mais motivados e permanecem por mais tempo na empresa do que outros colaboradores.

Este Projeto tem como parceiros de desenvolvimento e metodologia a Beruflichen Fortbildungszentren der Bayerischen Wirtschaft gGmbH Divisão Internacional (BFZ – Centros de Treinamento das Associações Empresariais do Estado da Baviera), maior Instituição de capacitação e locação de mão de obra da Alemanha, e também o Governo do Estado da Baviera. Além deste parceiro institucional, temos como parceiros na absorção destes jovens as Empresas: Volkswagen, Schaeffler, Mahle (6 plantas industriais), Eaton, Bayer e Drogasil que já contrataram jovens através deste projeto inovador.

Educação Infantil

A OKE-SP foi fundada em 04 de março de 2012, é uma associação sem fins lucrativos, de caráter privado e de natureza filantrópica, beneficente Social e Educacional. Orienta-se pelos princípios e ideais do fundador do movimento Kolping, Pe. Adolfo Kolping.

Em 2013 a OKE-SP, inicia o atendimento de Educação Infantil, através da parceria com aSecretaria de Educação do Município de Carapicuíba com atendimento às crianças em idade de creche de 1 ano a 3 anos e 11 meses, favorecendo as famílias de baixa renda que necessitam dos serviços públicos e gratuitos, neste mesmo ano, iniciou-se o atendimento às crianças em idade de Pré-Escola (4 e 5 anos) em sistema privado.
Com cerca de 300 crianças matriculadas, a Instituição possui 03 núcleos de Educação Infantil localizadas nos bairros do município de Carapicuíba, oferecendo aos pais o atendimento em meio período ou em período integral.

Com base na Lei de diretrizes e bases 9334/96 e resolução nº05/09 que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil e o Estatuto da Criança e do Adolescente, a OKE-SP, propõe-se a realizar um trabalho pautado numa perspectiva sócio construtivista e interacionista de autores como Piaget, Vygotsky e Wallon, sendo assim, nossa metodologia de ensino é baseada nessa proposta construtiva, ou seja, com objetivo de levar a criança a explorar e descobrir todas as possibilidades de seu corpo, explorando todo o meio em que vive, compartilhando do princípio onde a capacidade de conhecer e aprender se constrói a partir das trocas estabelecidas entre o sujeito, o meio físico e social.

“A criança nasce inserida num meio social, que é a família, e é nela que estabelece as primeiras relações com a linguagem na interação com os outros. ”

Vygotsky

“A afetividade é um dos conjuntos funcionais da pessoa e atua, juntamente com a cognição e o ato motor, no processo de desenvolvimento e construção do conhecimento.”

Wallon

“A atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança, sendo, por isso, indispensável à prática educativa. ”

Piaget

Acreditamos que a Educação Infantil é a condição para o aprimoramento contínuo e fonte inesgotável de conhecimento, pois é um processo dinâmico,onde a criança através do contato com o ambiente e a interação com outras crianças, vão desenvolvendo a afetividade, a sensibilidade, a autoestima, o raciocínio, o pensamento e a linguagem.

Neste sentido, nossa Proposta Pedagógica visa o desenvolvimento integral de maneira a proporcionar condições adequadas para promover o bem estar da criança, seu desenvolvimento físico, emocional, moral e social, ampliar experiências, estimular o interesse da criança pelo processo de conhecimento do ser humano,da natureza e da sociedade, através de atividades pedagógicas, brincadeiras, jogos, músicas e histórias que a criança interage e passa a relacionar-se com o mundo, criando sua identidade e desenvolvendo sua autonomia.

Sendo assim, nossa linha pedagógica idealiza a escola como espaço prazeroso, aberto às descobertas, interessante aos olhos da criança, um lugar de extensão, manipulação e experimentação do conhecimento, com material didático apropriado à criança, assim, as crianças não aprendem apenas explorando o ambiente, mas também dialogando, recebendo instruções, vendo o que os outros fazem e ouvindo o que dizem. Dessa forma a ação dos Educadores acontece de forma interativa e investigativa, incentivando o desenvolvimento contínuo.

Transparência

• Ajuste Aditivo 2019